página inicial | notícias | promoções

esportes

 

Futebol: O esporte que mais aparece. Chaves, Quico e Chiquinha sempre estão jogando bola; isto quando não estão brigando para ver quem fica no gol, quem chuta a bola, e se Quico empresta a bola para todos jogarem. Chespirito tinha adoração por um craque brasileiro: Pelé. E diversas vezes seu nome é citado nos episódios. Quem não se lembra do Professor Jirafales acordando depois de uma pancada na cabeça, e gritando: "Gooooool... de Pelé!". Em um determinado episódio, Chaves e Quico jogam bola e Chiquinha narra o jogo com um pirulito, como se fosse um microfone.

Futebol americano: Este esporte, que não é muito comum no Brasil, aparece em apenas um episódio, quando o Sr. Barriga dá uma bola de futebol americano para a criançada da vila brincar. Dona Florinda se opõe à idéia das crianças ficarem brincando no pátio. Então, Seu Madruga tem a "grande" idéia de dar (ou tentar dar) aulas de futebol americano às crianças em um terreno baldio perto da vila. Mas Chaves, Quico, Godinez e Nhonho não tinham muito gente para o esporte e, no final para variar, quem acaba mal é o Seu Madruga, que acaba sendo esmagado pelas crianças na disputa pela bola.

Pingue-pongue: Também aparece em um episódio, quando o Professor Jirafales dá duas raquetes e bolinhas de pingue-pongue para Quico. Como este não tinha uma mesa para jogar, Nhonho resolve trazer a sua para a vila para todos jogarem. Como não poderia deixar de ser, há muitas brigas e discussões para ver quem iria jogar. Além disso, vários ovos que serviriam para o desjejum de Chaves foram quebrados, confundidos com bolinhas de pingue-pongue. O pingue-pongue também aparece no episódio dos violões, no qual Seu Madruga tenta ensinar Chaves e o Professor tenta ensinar Quico a tocarem violão. No final, como as crianças não aprenderam a tocar nada, elas resolvem utilizar os violões para jogarem pingue-pongue.

Boxe: Aparece naquela seqüência de episódios em que Seu Madruga iria ser despejado da vila e os moradores da vila relembram de histórias vendo álbuns de fotografias. Seu Madruga conta suas histórias de boxeador para as crianças e até dá uma aula de como lutar boxe para Chaves. No final da história, Sr. Coração, que tem uma grande barriga... digo, Sr. Barriga que tem um grande coração, inventa uma história de que estava assistindo uma luta do Seu Madruga, para não ter que despejá-lo da vila. As fotos abaixo são do álbum de fotografias do Seu Madruga.

Basquete: Não aparece o esporte propriamente dito, mas é citado uma vez em que Quico fica jogando sua bola colorida na parede, e diz que está jogando basquete mas sem cesta.

Beisebol: Em um episódio, Chaves fica tentando rebater sua bola de beisebol com uma vassoura, mas não consegue. E adivinhem quem está chegando na vila na hora em que Chaves vai rebater a bola? A outra bola... quer dizer, o Sr. Barriga.

Natação: No episódio de Acapulco, Quico dá uma "fantástica" demonstração do esporte, ao sair da piscina, quando está se afogando com o Professor Jirafales.

Xadrez: No mesmo episódio, Sr. Barriga e Professor Jirafales jogam xadrez, enquanto Seu Madruga dá palpites para o Sr. Barriga, que acaba perdendo o jogo. Mais tarde Chaves, perseguindo Quico, derruba a mesa em que o Professor e o Sr. Barriga estão jogando.

Tiro ao alvo: No episódio do parque de diversões, quando Chaves, Nhonho e Godinez brincam na barraca de tiro ao alvo.

Boliche: Seu Madruga tenta ensinar Chaves a jogar boliche, naquele episódio em que o Madruga compra e vende objetos usados ("Chapéu, sapato ou roupa usada, quem tem?"). Mas o garoto não entende nada e, como de costume, acaba acertando o Sr. Barriga com a bola de boliche (o corpo do Benito).

Damas: Quico e Chiquinha jogam damas no primeiro episódio da trilogia "Seu Madruga vende churros".

Tourada: Seu Madruga foi o "rei das muletas" quando mais jovem, e ensina para a criançada da vila a verdadeira técnica dos toureadores.