página inicial | notícias | promoções

piadas sem sentido

 

Todos prontos para mais uma aula? Então vamos lá, hoje iremos explicar a seguinte cena do episódio "Uma aula de história":

Prof. Girafales: - Nhonho, quais eram as tribos que habitavam o Brasil?
Nhonho:
- Os tupis.
Prof. Girafales:
- Sim, outra.
Nhonho, Chaves, Godinez, Pópis:
- Os caquis... Os lambaris... Os sacis... Abacaxis.
Prof. Girafales:
- Que história é essa de abacaxis?
Chaves:
- Os petecas...


Assista no vídeo abaixo, a partir dos 10:13:



Os alunos da escolinha respondem várias palavras que terminam em "is" (detalhe para Godinez, que responde um "lambarês" bem estranho). Na vez de Chaves ele primeiro diz "abacaxis" para depois soltar "os petecas". A piada fica tão esquisita em português que mal sabemos por onde começar a explicar. Aliás, nem podemos chamar de piada pois a fala não tem o menor sentido. O que tem a ver o Nhonho com petecas?

Pois bem, mais uma vez vamos recorrer ao episódio no idioma original para compreendermos, a partir de 6:46:



A diferença já começa na pergunta do Professor Girafales. Ele pergunta a Nhonho quais eram as tribos que habitavam o Vale do México, afinal não faria muito sentido perguntar sobre a história do Brasil em uma aula para alunos mexicanos, certo? Isto ocorre em vários episódios que se passam na escola, a dublagem brasileira adaptava as falas para termos mais, digamos, brasileiros.

Nhonho então responde que uma das tribos que habitavam o Vale do México eram "os astecas". Logo em seguida começa um show de respostas que rimam com "ecas": os caratecas, os discotecas, os bibliotecas... Até que Chaves responde "los Ñoños", apontando para Nhonho. O Mestre Linguiça se espanta e pergunta para Chaves o que ele quer dizer com "los ñoños". O garoto responde "los mantecas".

Chaves quis dizer que Nhonho era da tribo dos "mantecas". A palavra manteca em espanhol está relacionada a gordura, ou seja, Chaves quis fazer uma piada dizendo que Nhonho é da tribo dos "mantecas" porque é gordo. Simples, não? Nada de petecas, nem de abacaxis, nem de lambarêês.

Então ficamos por aqui! Quer saber o significado de outras piadas sem sentido? Ainda ficou em dúvida sobre a explicação de hoje? Envie sua sugestão ou comentário através da nossa página de contato.


* Com informações de Felipe Held, do blog "Cavaleiro com Solitária" - Acesse: www.cavaleirocomsolitaria.blogspot.com.br