página inicial | notícias | promoções

piadas sem sentido

 

Na explicação de hoje iremos entender qual a semelhança entre o tinteiro e a canção da ausência. Sigam-me os bons:

Nhonho: - Chaves, você sabe qual a semelhança entre o tinteiro e a canção da ausência?
Chaves:
- Sim, é que a canção da ausência só pode ser cantada uma vez porque na segunda ela está ausente.
Nhonho:
- Não, Chaves. É que o tinteiro tem tinta, muita tinta.
Chaves:
- E a canção da ausência?
Nhonho:
- ♪ Tinta, tinta, tinta ♫

Assista no vídeo abaixo, a partir de 07:00:



A explicação da piada só é possível se conhecermos um pouquinho do folclore chileno, um estilo musical que tem em um dos seus representantes o grupo Los de Ramón. Eles são os autores da música Canción de Ausencia, que fez muito sucesso na América Latina, inclusive no México, país de Chespirito e seus personagens.

Pois bem, mas então o que tem a ver o tinteiro com a canção da ausência com o folclore chileno? Simples! Nhonho canta nada mais nada menos que a Canción de Ausencia usando um som característico (o "tinta") em vez de declamar a letra da música.

Vamos assistir no idioma original para entender melhor, aos 06:33:



Perceberam a diferença entre a canção da ausência e o tinteiro?... Digo, perceberam a diferença entre o "tinta, tinta, tinta" falado por Nhonho em português e espanhol? Na versão na nossa língua ele fala um "tinta, tinta, tinta" genérico, sem ritmo, afinal a melodia da canção da ausência não faz sentido algum para nós, brasileiros. Já no idioma original ele se aproxima da melodia original. É o que nós fazemos ao tentar cantar uma música mas sem saber a letra. Quem nunca acompanhou uma melodia apenas com um "lalarilá lalarilá"?

A piada em si se dá pelo fato de Chaves tentar pregar uma peça na Chiquinha mas apenas assoviar a tal Canción de Ausencia.

E para quem ficou curioso em ouvir a música, segue abaixo em um vídeo antigo do grupo Los de Ramon interpretando a Canción de Ausencia:



Então ficamos por aqui! Quer saber o significado de outras piadas sem sentido? Ainda ficou em dúvida sobre a explicação de hoje? Envie sua sugestão ou comentário através da nossa página de contato.


* Com informações de Felipe Held, do blog "Cavaleiro com Solitária" - Acesse: www.cavaleirocomsolitaria.blogspot.com.br